Mato Grosso, S�bado, 18 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat é pioneira no estado na oferta da graduação regular de Enfermagem para acadêmicos indígenas
Convênio entre Universidade e VigiSus possibilita a graduação de três alunos indígenas em Enfermagem
Unemat é pioneira no estado na oferta da graduação regular de Enfermagem para acadêmicos indígenas
03/10/2006 10:04:33
por Coordenadoria de Comunicação Social

As estudantes Simone e Silene Tan Huare saíram da cidade de Barra do Bugres para cursar o bacharelado de Enfermagem no campus da Universidade do Estado de Mato Grosso em Cáceres. Eduardo Karajá deixou a cidade de Aragarças, município de Goiás que faz divisa com Estado de Mato Grosso, para ingressar nesse mesmo curso. Estudantes do primeiro semestre, eles são os primeiros alunos indígenas a freqüentar um curso regular na área da saúde no estado por meio do convênio do VigiSus da Fundação Nacional de Saúde , Funasa.

O convênio firmado entre a Unemat e o VigiSus/Funasa proporciona a formação de alunos indígenas no curso de enfermagem para atuar junto a sua comunidade. Os alunos indígenas ingressaram na Universidade na edição do vestibular do segundo semestre de 2006 em vagas específicas para o convênio. Três alunos foram aprovados. Estes correspondem a duas etnias indígenas: Umutina e Karajá.

A aluna Simone Tan Huare, da etnia Umutina, conta que relação com a área da saúde sempre esteve presente no seu cotidiano "Meu pai já trabalhava nessa área. Foi dele a idéia de fazer a inscrição para o vestibular para Enfermagem,"explica a estudante Umutina que tem entre seus objetivos atuar junto a sua comunidade após o termino da graduação" pretendo voltar para a minha comunidade e ajudar o meu povo. A maioria das pessoas que trabalham com a saúde indígena estão distantes da nossa realidade, das nossas necessidades", ressalta Simone que pretende contribuir para a mudança desse quadro.

A formação de profissionais de saúde que tenha um perfil mais específico para atuar junto aos povos indígenas é um dos objetivos desse projeto do VigiSus.

De acordo com Tânia Maria Ferreira, representante do VigiSus/ Funasa, a intenção é que os estudantes indígenas possam a partir de suas experiências e com a formação profissional atuar junto a sua comunidade propondo intervenções para melhoria da qualidade de vida dessas populações.

Em visita a Unemat, Tânia pode conhecer a estruturas e a equipe da Universidade, bem como verificar o desenvolvimento acadêmico dos alunos indígenas. No convênio VigiSus e Unemat, a Universidade se compromete com o acompanhamento pedagógico dos alunos indígenas. Já o VigiSus destina bolsas de auxílio para a formação.

De acordo com Tania Ferreira, um dos fatores que contribuíram para a constituição da parceria com a Universidade foi a experiência da Instituição na formação específica e diferenciada de professores indígenas, além do comprometimento da Universidade com o acompanhamento pedagógico dos alunos.

A professora Larissa Scalon Lemos, assessora do Instituto de Ciências Naturais e Tecnológicas e integrante do quadro docente do curso de Enfermagem, falou da constituição da equipe de acompanhamento pedagógicoe as possíveis participações dessa equipe na orientação de trabalhos de pesquisa, extensão e também como futuros orientadores dos projetos de monografias desses alunos.

Para Antonio Malheiros, diretor do Instituto de Ciências Naturais e Tecnológicas( ICNT), com esses trabalhos os alunos indígenas poderão já no decorrer de sua graduação, pesquisar e propor medidas que venham beneficiar a área da saúde da comunidade em que estão inseridos.Uma forma de consolidar a parceria entre academia , comunidade, e VigiSus.

Por: Elaine Tortorelli/ Assecom- Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24686 | Impressões: 141860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada